Pedro Luis Pereira Teixeira de Carvalho, funcionário da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, e Tiago de Oliveira Godinho, funcionário do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, estiveram no dia 03 deste mês, visitando o Município de Buri com o objetivo de conhecer um pouco sobre a resinagem de Pinus e o mercado da goma resina.
Os dois técnicos Capixabas, estiveram visitando também o Grupo Resinas Brasil em Guareí e a Itacol em Itapetininga antes da visita a Buri, observando operações de resinagem no campo, as pesquisas do GRB, seu viveiro e a destilaria de
goma resina para ver produção de breu e terebintina. A visita foi patrocinada pelo GRB e contou com a participação de toda a equipe técnica da Empresa bem como do seu Conselheiro Florestal, Professor Laércio Couto, e do próprio Presidente do Grupo, o Engenheiro Florestal José Jorge Ferreira.
O Governo do Espirito Santo pretende lançar dentro em breve, um programa de fomento para os produtores da região Serrana do Estado, visando o plantio consorciado de Pinus elliottii variedade densa, com gado, ovelhas, palmito doce, e culturas agrícolas. Os produtores rurais serão financiados pelo programa ABC via Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo – BANDES. O GRB já esta realizando a resinagem de Pinus em áreas pertencentes ao Empresário Camilo Cola, na região de Venda Nova do Imigrante, naquele Estado.
Em Buri, os dois ilustres visitantes, que irão coordenar o programa ProResina no Espírito Santo, tiveram a oportunidade de visitar uma área pertencente a um fomentado do Grupo Orsa e posteriormente o Sitio das Acácias onde seus proprietários realizaram o plantio de Pinus elliottii var densa em um sistema consorciado com Brachiaria sp para colocação de gado até o inicio das operações de resinagem das árvores aos 7 anos de idade.
O ProResinas no Espírito Santo, deverá ter o apoio técnico do Grupo Resinas Brasil que dará assistência técnica bem como o fornecimento de sementes melhoradas do referido Pinus, para os produtores rurais que aderirem ao programa. O Professor Laércio Couto, cidadão honorário de Buri, e também produtor de goma resina neste município, estará participando do projeto no Espírito Santo, como Conselheiro Florestal do GRB e como Presidente da Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura – SBAG.
Da esquerda para a direita, Joao Carlos (GRB), Tiago e Pedro (Espirito Santo) e o Professor Laércio Couto, no Sítio das Acácias no sistema silvipastoril com Pinus elliottii e Brachiaria sp.
Por ocasião da visita dos técnicos Capixabas a Buri, eles manifestaram interesse em conhecer o responsável pela construção e manutenção das Estradas Rurais do município, tendo então sido apresentados ao Claudião, como é conhecido nesta municipalidade, o responsável pelas obras no setor rural de Buri. Coincidentemente, o Claudião foi também administrador da Fazenda União do Brasil quando atuava pela Planebrás e portanto, com grande experiência em operações de resinagem de Pinus.
Desta maneira, a visita do Pedro e do Tiago a Buri, foi coberta de êxito e fechada com chave de ouro quando tiveram a oportunidade de conversar com o Claudio, que lhes mostrou com grande conhecimento de causa, como se administra um empreendimento de extração de goma resina de Pinus e como se gerencia um trabalho de construção e manutenção de estradas rurais para facilitar a logística de escoamento de todos os produtos agropecuários do município. Conversaram também com Thannar Bubna, CEO da ResinBraz e ResinarBrasil, duas Empresas dedicadas ao ramo de resinagem e comercialização de goma resina e de seus derivados.
Da esquerda para a direita, Pedro Carvalho, Claudião, Tiago Godinho e Thannar Bubna, na praça central de Buri.
Fonte: Folha Azul de Buri (Fev-2016)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a visita em nosso blog. Deixe seu comentário ou sugestão.