Crises e Oportunidades

Mais ou menos isso... kkkk!
--

Crises e Oportunidades

Quando a visão exclusiva dos participantes de um setor ou de uma parcela destes, e seu foco principal ou mesmo único objetivo é o lucro, as circunstâncias de um mercado volátil poderão proporcionar certos "desconfortos" setoriais, por exemplo, a escassez de matéria prima poderá gerar oportunidades aos produtores, e fazê-los buscar sempre o preço mais alto, e fazer o melhor negócio. O que de fato não é errado, visto que em momentos de oferta excedente da matéria prima os preços caem até mesmo abaixo do custo de produção, fazendo com que alguns abandonem a atividade e novos investimentos deixem de ser realizados.
Mas isso pode não ser sustentável no longo prazo, tanto de uma parte quando da outra. Se os fornecedores apoderam-se do mercado por haver esta escassez, e pensam somente no próprio lucro a curto prazo, poderá surgir no meio do caminho, oportunidades, mas também poderá estar-se semeando uma crise.
A crise de alguns é oportunidade para outros, e para isso deve-se olhar para o cenário de uma forma mais ampla, e buscar evitar conjuntamente a possibilidade ou mesmo o risco de um colapso de um setor.
Muitas vezes um evento desses, em que os consumidores encontram-se em dificuldades prolongadas para obter matéria prima a preço competitivo, afetando sua cadeia produtiva e as subsequentes, essa dificuldade poderá abrir espaço para oportunidades e através da inovação e pesquisa, a descoberta de novas tecnologias e de novas fontes de matéria prima, ou mesmo novas formas de consegui-las de maneira mais "sustentável" e competitiva, tornando um momento de crise, um momento de oportunidade.

Thannar Bubna

Postagem - Outubro de 2013



==



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita em nosso blog. Deixe seu comentário ou sugestão.

Destaque

Canal Resina de Pinus no TELEGRAM e o fim do Blog!

 A quem possa interessar.. Segue o link do novo canal RESINA DE PINUS, no TELEGRAM: https://t.me/resinadepinus Decidimos descontinuar o pres...