Visita Técnica ao Primeiro Projeto de Resinagem da ZMMG

O primeiro passo para o desenvolvimento da resinagem de Pinus na Zona da Mata de Minas Gerais

Thannar Bubna 
Consultor Técnico da ResinMinas

Laércio Couto, PhD.
Professor na U of T e Diretor da ResinMinas


      No início do mês de outubro, estivemos em Viçosa e região, juntamente com o Professor Laércio Couto, Presidente da SBAG - Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura, e o Engenheiro Agrônomo Ricardo Figueiredo D. da Silva, para visitar a UFV - Universidade Federal de Viçosa, e o DEF - Departamento de Engenharia Florestal, onde fomos muito bem recebidos pelos professores e diretores, e também para realizar uma visita técnica nos plantios de Pinus caribaea var. hondurensis que fazem parte do "Primeiro Projeto de Resinagem da Zona da Mata de Minas Gerais".
         O start da resinagem nas áreas do Projeto Piloto, foi dado a pouco mais de um ano pela empresa ResinMinas Resinagem e Desenvolvimento Florestal, criada em Viçosa, com a apresentação da atividade pela nossa consultoria ao grupo de técnicos das empresas Eucal e JH Florestal, num dia de campo em Buri-SP, com o treinamento teórico e prático, e uma primeira visita técnica em Viçosa e Cajuri, para o treinamento do pessoal local na instalação da primeira área e posterior continuidade da resinagem. É importante salientar que a região da Zona da Mata, apesar de ter um potencial para a silvicultura com pinus, nunca teve experiências com resinagem, e que todos os trabalhadores contratados no local tiveram de ser treinados para essa atividade.
       Atualmente o projeto conta com 50 mil faces instaladas em Cajuri e Dores do Turvo sendo resinadas, e por se tratar de um projeto experimental com Pinus tropicais com mais de 20 anos de idade, novas técnicas tiveram de ser utilizadas, com a primeira grande mudança representada pela substituição dos arames por grampos. Isto porque as árvores possuem diâmetros de 40 a 80 cm, e o uso de arames, além dos custos elevados poderia acarretar problemas relacionados à saúde e segurança do trabalho dos operadores de campo.
      A segunda inovação foi a introdução do PTBS® - Pine Tapping Bag Sticker, um dispositivo metálico derivado da ideia do gang nail, que fixa o saquinho no painel de resinagem nas árvores, com o auxílio de um martelo especial, mais leve e de plástico rígido. O PTBS® veio para eliminar todas as etapas de confecção de embalagens (união arame+haste+saquinho), a logística dessa produção e entrega no campo. O intuito é reduzir etapas da resinagem, para que um trabalhador possa ser responsável por um maior número de árvores durante a safra, facilitando as operações e reduzindo os custos da resinagem.
      Outras inovações serão testadas no projeto, com apoio de professores e estudantes de Mestrado e Doutorado do DEF/UFV. O Projeto tem apoio da SBAG - Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura, da SIF - Sociedade de Investigações Florestais, bem como da Tecflora - Tecnologia Florestal Avançada Ltda. com sede em Itu, São Paulo.


    UFV - Universidade Federal de Viçosa

Professor Laércio Couto (Universidade de Toronto), e Thannar Bubna (Consultor Técnico da ResinMinas) 

Instalação do saco de coleta de resina com o uso do PTBS

Engenheiro Agrônomo Ricardo F. D. da Silva, e Engenheiro Florestal José Henriques da Silva, em Cajuri.


Professor Laércio Couto no ensaio de testes para novo sistema em Dores do Turvo




Instalação de sacos para coleta de resina em Dores do Turvo, com o PTBS



*Todos os direitos reservados sendo permitida a reprodução de fotos e textos desde que citada a fonte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita em nosso blog. Deixe seu comentário ou sugestão.

Destaque

Canal Resina de Pinus no TELEGRAM e o fim do Blog!

 A quem possa interessar.. Segue o link do novo canal RESINA DE PINUS, no TELEGRAM: https://t.me/resinadepinus Decidimos descontinuar o pres...