Green Diesel

Matéria - Green Diesel
A primeira fábrica de diesel "verde" do mundo.

Em maio de 2010 foi inaugurada a primeira fábrica de diesel "verde" na cidade de Piteå, na Suécia, a SunPine. Desde 2008 a indústria produz óleo diesel a partir de recursos florestais renováveis, derivados do Tall oil, um subproduto do pínus, extraído no processamento da celulose.
A produção do "Green Diesel" ocorre em duas etapas, a primeira é purificar o Tall oil,
separando o diesel bruto, e o bio óleo, do qual outros subprodutos são extraídos posteriormente.



O diesel obtido contém um alto índice de cetano, podendo ser comparados com a octanagem da gasolina podendo substituir os combustíveis fósseis.
A refinaria utiliza o processo de tratamento com hidrogênio a alta pressão obtendo um combustível diesel de alta qualidade. Todas as etapas possuem alta eficiência energética e a fábrica da SunPine é a primeira instalação deste tipo no mundo. O ano de 2010 teve a es
treia mundial da segunda geração de combustíveis diesel a partir de materiais florestais.
A inauguração da fábrica ocorreu numa grande cerimônia onde foram destacados as potencialidades do projeto, e as metas de produzir 100 mil metros cúbicos de diesel verde anualmente, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 250 mil toneladas/ano. "É incrível que a floresta possa contribuir ativamente com essa mudança "verde", disse Magnus Wilkman, presidente da SunPine para cerca de 100 convidados que assistiram a cerimônia.




A produção de combustíveis a partir de biomassa florestal em escala industrial, representa uma visão de mudança para um combustível do futuro, agregando valores à floresta, beneficiando a economia e o meio ambiente. A descoberta deste tipo de combustível abre possibilidades para investimentos ao redor do mundo, gerando negócios e postos de trabalho, com o plantio de novas florestas, e construção de novas fábricas visando diminuir a utilização de combustíveis fósseis, não renováveis. 
"É uma boa idéia, que agora se torna realidade", diz Peter Roslund, prefeito de Piteå. -"É um grande dia para nós que temos investido na SunPine, e consideramos a floresta como uma parte importante na mudança do clima, vemos grandes oportunidades comerciais para o produto final", diz o sócio fundador da SunPine, o empresário Lars Stigsson. 
Por enquanto é um projeto local mas as possibilidades são inúmeras, e porque não a de obter o diesel verde dos derivados da resina "crua",  fomentando a atividade florestal, resineira e químico-industrial.
O slogan da empresa é: 
-"Green Diesel - Uma escolha Natural"

Por Thannar

Informações obtidas no site da SunPine.




Postado por thannar bubna às 14:16 (nov/2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita em nosso blog. Deixe seu comentário ou sugestão.

Destaque

Canal Resina de Pinus no TELEGRAM e o fim do Blog!

 A quem possa interessar.. Segue o link do novo canal RESINA DE PINUS, no TELEGRAM: https://t.me/resinadepinus Decidimos descontinuar o pres...